Cria um protesto

Esta rota permite a criação de um novo protesto no sistema. O protesto pode ser criado vinculado a uma transação existente ou de forma manual (sem TransacaoId).

Requisição - Campos Principais

CampoTipoDescriçãoObrigatório
TransacaoIdGUID (string)Identificador único da transação. Se não informado, os dados do título devem ser preenchidos manualmente.Não*
TipoProtestoEnum (int)Tipo do protesto. Veja valores abaixoSim
ValorAProtestarDecimalValor do saldo devedor atual do títuloSim
ValorOriginalDecimal?Valor original do título. Obrigatório quando TransacaoId não for informado.Condicional**
DataEmissaoDateTime?Data de emissão do título. Obrigatório quando TransacaoId não for informado.Condicional**
DataVencimentoDateTime?Data de vencimento do título. Obrigatório quando TransacaoId não for informado.Condicional**
DadosDevedorObjetoDados do sacado/devedor. Obrigatório quando TransacaoId não for informado. Veja estrutura abaixo.Condicional**
TituloEndossadoBoolean?Indica se o título foi endossado (há um credor anterior).Não
CredorAnteriorIdGUID?Identificador do credor anterior já cadastrado. Obrigatório se TituloEndossado = true e CredorAnterior não for informado.Condicional***
CredorAnteriorObjetoDados do credor anterior preenchidos manualmente. Obrigatório se TituloEndossado = true e CredorAnteriorId não for informado. Veja estrutura abaixo.Condicional***
DadosAdicionaisClienteObjetoDados adicionais do cliente (endereço), usados quando os dados da transação forem insuficientes. Veja estrutura abaixo.Não

*TransacaoId é opcional. Se não informado, os campos marcados com ** tornam-se obrigatórios.

**Obrigatórios apenas quando TransacaoId não for informado: ValorOriginal, DataEmissao, DataVencimento, DadosDevedor.

***Obrigatório apenas quando TituloEndossado = true. Deve informar CredorAnteriorId OU CredorAnterior (não ambos).

Estrutura do Objeto DadosDevedor

CampoTipoDescriçãoObrigatório
DocumentoStringCPF/CNPJ do devedorSim (quando TransacaoId não informado)
NomeStringNome/Razão Social do devedorSim (quando TransacaoId não informado)
EmailStringEmail do devedorNão
CelularStringCelular do devedorNão
CepStringCEP do endereço do devedorSim (quando TransacaoId não informado)
UfStringUF do endereço do devedorSim (quando TransacaoId não informado)
BairroStringBairro do endereço do devedorSim (quando TransacaoId não informado)
MunicipioStringMunicípio do endereço do devedorSim (quando TransacaoId não informado)
EnderecoStringEndereço completo do devedorSim (quando TransacaoId não informado)

Estrutura do Objeto CredorAnterior

CampoTipoDescriçãoObrigatório
DocumentoStringCPF/CNPJ do credor anteriorSim (quando TituloEndossado = true)
NomeStringNome/Razão Social do credor anteriorSim (quando TituloEndossado = true)
CepStringCEP do endereço do credor anteriorSim (quando TituloEndossado = true)
UfStringUF do endereço do credor anteriorSim (quando TituloEndossado = true)
BairroStringBairro do endereço do credor anteriorSim (quando TituloEndossado = true)
MunicipioStringMunicípio do endereço do credor anteriorSim (quando TituloEndossado = true)
EnderecoStringEndereço completo do credor anteriorSim (quando TituloEndossado = true)

Estrutura do Objeto DadosAdicionaisCliente

CampoTipoDescriçãoObrigatório
CepStringCEP do endereço do clienteNão
UfStringUF do endereço do clienteNão
BairroStringBairro do endereço do clienteNão
MunicipioStringMunicípio do endereço do clienteNão
EnderecoStringEndereço completo do clienteNão

Enum TipoProtesto

Valor EnumDescrição
0 - DuplicataMercantilDuplicata Mercantil
1 - DuplicataServicoDuplicata de Serviço
2 - ContratoContrato
3 - CedulaCreditoBancarioCédula de Crédito Bancário

Resposta

CampoTipoDescrição
RetornoStringRetorno da chamada, podendo ser os valores "CREATED" ou "ERROR".
DetalhesErroList<String>Detalhes do erro gerado, caso o retorno seja ERROR.
TituloIdIntIdentificador do título gerado pelo Protesto24h.

Cenário 1: Protesto vinculado a uma transação existente

  • Informe o TransacaoId da transação cancelada.
  • Campos obrigatórios: TipoProtesto, ValorAProtestar.
  • Campos opcionais: DadosAdicionaisCliente (para transações PIX quando os dados do cliente forem insuficientes), TituloEndossado, CredorAnterior/CredorAnteriorId.

Cenário 2: Protesto manual (sem transação)

  • Não informe o TransacaoId (ou informe null).
  • Campos obrigatórios: TipoProtesto, ValorAProtestar, ValorOriginal, DataEmissao, DataVencimento, DadosDevedor.
  • Campos opcionais: DadosAdicionaisCliente, TituloEndossado, CredorAnterior/CredorAnteriorId.

Observações

  • Em casos de transações PIX, os campos do objeto DadosAdicionaisCliente devem ser preenchidos quando os dados do cliente na transação forem insuficientes.
  • Se os dados obrigatórios não forem informados, a requisição resultará em erro 400.
  • Quando TituloEndossado = true, é obrigatório informar CredorAnteriorId OU CredorAnterior (não ambos).
  • O custo do protesto é sempre assumido pelo credor/protestante, nunca pelo devedor.
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