Cancelamento de Protesto

Informações gerais

O cancelamento do protesto é necessário quando o devedor pagou a dívida, ou quando o envio do título a protesto foi feito de forma indevida. Existem 3 fluxos para cancelamento do protesto, que serão explicados nas seções a seguir.

Tipo de CancelamentoDefiniçãoStatus para Solicitação
Cancelamento de envioEsse fluxo pode ser realizado de forma emergencial SOMENTE quando o titulo está com a situação AGUARDANDO_COLETA. Nesse caso, é possível que o título não tenha sido enviado ao cartório ainda, por isso o cancelamento do protesto pode ser feito de forma instantânea e sem custos.AGUARDANDO_COLETA
AutorizaçãoEsse é fluxo de cancelamento mais recomendado pela sua facilidade de integração e simplicidade para o credor, já que tudo é resolvido com apenas um "clique", ou seja, uma chamada na API.

Após o acionamento da requisição, não é necessário fazer mais nada em termos de implementação, o Protesto24h enviará a autorização de cancelamento de forma automática ao cartório, em até 1 dia útil.
Do ponto de vistar do credor, a autorização pode ser o fluxo mais fácil e rápido, já que ele precisa apenas realizar um clique e avisar o devedor que ele precisa se dirigir ao cartório.

O protesto só é efetivamente removido do nome do devedor quando ele for ao cartório pagar as custas de cancelamento, ou seja, apesar de ser simples e rápido para o credor, para o devedor é extremamente manual.
PROTESTADO ou PROTESTO_POR_EDITAL.
Pedido de CancelamentoNeste fluxo, o credor deve pagar as custas de cancelamento ao cartório.

Por esse motivo, pode ser um fluxo oneroso para o credor, já que ele precisa assumir o pagamento das custas de cancelamento, e possivelmente realizar ações manuais. Existem duas formas de realizar o pedido: Pagamento antecipado e Pagamento postecipado
Não é a forma padrão de realizar o pedido de cancelamento, é necessário entrar em contato com o suporte do Protesto24h para ativar. Neste modelo, não é necessário pagar as custas de cancelamento antes de enviar o cancelamento ao cartório. Funciona da seguinte forma:

A efetivação do cancelamento independe do pagamento do boleto, quando chegar a notificação webhook com a situação RETIRADO ou PROTESTO_CANCELADO o processo de cancelamento estará finalizado.
COLETADO, NO_CARTORIO, PROTESTADO ou PROTESTO_POR_EDITAL

Possíveis erros no cancelamento

Ao acionar as requisições "Solicitar custas" e "Solicitar cancelamento", os seguintes códigos de erro podem ser retornados:

IdentificadorDescrição
PEDIDO_CANCELAMENTO_INVALIDOO pedido de cancelamento não pode ser realizado pois a situação do título é inválida ou porque já existe um pedido ou autorização criado.
PEDIDO_CUSTAS_INVALIDOO pedido de custas não pode ser realizado pois a situação do título é inválida.
PEDIDO_CUSTAS_PENDENTERetornado apenas para pedidos de cancelamento postecipados, caso a ação "Solicitar custas" não tenha sido realizada ainda. Para corrigir o erro, faça a solicitação das custas antes de realizar o pedido de cancelamento.
AUTORIZACAO_INVALIDAA autorização não pode ser realizada pois a situação do título é inválida ou porque já existe um pedido ou autorização criado.
CANCELAMENTO_ENVIO_INVALIDOO envio do cancelamento não pode ser realizado.