👥Seller

Os processos de venda (principalmente através de um Marketplace) tem uma particularidade muito presente nos dias atuais, que trata-se de dividir as receitas geradas pela operação entre seus participantes.

Este processo de divisão é chamado de split, e cada um dos participantes do split é chamado de seller (vendedor).


Cenários

Em um cenário simples, entende-se como um participante da transação, o vendedor direto e o Marketplace que está intermediando a realização da transação. Existem outros cenários que podem ser delimitados neste contexto, como :

  • transações com tributações fiscais diferenciadas por participantes
  • pedidos tendo mais de um fornecedor de produtos com prazos diferentes de entrega

Transações

Para suportar este tipo de situação, as apis estão divididas em transações com e sem divisão de Split, exemplo:

  • CriaTransacaoCartao
  • CriaTransacaoCartaoSplit
  • Marketplace / Cartao

Gestão

Um Seller (ou vendedor) é cadastrado pelo cliente diretamente via API, através das rotas especificas de Seller, sendo:


MétodoAção
POSTCria m seller na base vinculando ele ao executor da chamada da API
PUTAltera os dados de um seller

Dicionário de dados

Um objeto seller é composto de vários atributos, e estes atributos são requisitos básicos para fins de auditoria e compliance, sendo necessários para fins de comprovação de gestão de controles internos.

Vale reforçar, uma transação vai se tornar no final da cadeia uma transferência de recursos financeiras da conta bolsão do Marketplace para a conta do Seller e por conta disso é necessário todos os controles internos de movimentação.

O cadastro do seller requer seus dados cadastrais e seus dados bancários, sendo que é de total responsabilidade do cadastrante a veracidade dos dados enviados.

Se a titularidade da conta de destino não for confirmada, a transferência eletrônica da receita parada na conta bolsão poderá ser reprovada, ficando pendente para ajuste.