🏦Protesto

Realizar o protesto de títulos é um processo simples e pode ser facilmente feito em um dos mais de 3 mil cartórios espalhados pelo Brasil. Esse processo extrajudicial permite que o credor busque o recebimento de valores em mãos de clientes devedores, evitando a inadimplência em sua empresa.


O que é o protesto de títulos?

O protesto de títulos é um processo extrajudicial em que um credor busca pelo recebimento de um valor que está nas mãos de um devedor, utilizando a cobrança através do protesto de títulos em cartório.

O protesto de títulos é um procedimento de cobrança que pode ser usado por qualquer pessoa ou empresa que precise receber um pagamento que está em atraso, desde que tenha o título de comprovação em mãos.

Por exemplo, se o Sr. João vendeu um produto para a empresa X e a empresa não pagou, ele pode realizar o protesto de títulos para buscar o recebimento desse valor.


Quais documentos podem ser protestados?

Os documentos mais protestados geralmente são:

  • Duplicata Mercantil/NF de Venda
  • Duplicata de Serviço/NF de Serviço
  • Contrato
  • Cédula de Crédito Bancário

Quais as consequências de ter um título protestado?

Quando um título é protestado, tanto pessoas físicas como jurídicas podem sofrer consequências, ou seja, ter seu “nome sujo”.
Isso inclui restrições em empréstimos, cancelamento de contas-corrente, dificuldades em obter crédito e financiamentos.

As principais consequências do protesto de títulos em cartório são:
• restrições junto a agências bancárias;
• cancelamento de contas-corrente;
• dificuldades em obter crédito e impedimentos na hora de conseguir financiamentos e etc;

Protestar títulos ajuda, sobretudo, na recuperação de créditos e não precisa ser um problema para empresas se forem usados os recursos certos e obtido o auxílio de quem entenda de verdade do assunto.