Magento

Versão 2.2.X, sendo provável o funcionamento em outras versões próximas (2.1.X, 2.3.X e 2.4.X)

Instalação

O plug-in Magento é composto do arquivo compactado Magento.
Para instalação do plug-in, é necessário extrair o conteúdo do arquivo compactado na pasta app/code abaixo da instalação do Magento.
📍O qual instala a pasta K8Bank.
Após adicionar o módulo, é necessária uma atualização da instalação do Magento, com os seguintes comandos:

php bin/magento steup:upgrade

E uma publicação do conteúdo estático em português:

>  php bin/magento setup:static-content:deploy pt_br -f

Uma vez que o módulo esteja instalado, acessar a interface administrativa do Magento:

  1. Informar o login e senha e clicar em “Sign in”
  2. Clicar na opção Stores->Configuration:
  3. Clicar em Sales->Payment Methods
  4. Notar que deve existir um elemento “K8Bank Pagamentos”, expando este elemento
  5. Clicando em habilitado=Yes, o sistema abre os campos a serem informados

Configuração

Para configurar o plugin Magento, fazer as seguintes operações:
a) Obter as informações de acesso e segurança na interface gráfica do sistema – Client Id, Client Secret e Chave AES

📍Logar na interface do K8Bank Pagamentos

📍 Selecionar a opção de menu Acesso

💡Atenção:

  • Notar os parâmetros ClientId, Client Secret e Chave AES.
  • Notar ainda que é possível especificar o uso de um IP fixo ou de IP dinâmico.
  • Ajustar ainda a URL de produção do sistema.

📍Informar os 3 parâmetros na tela de configuração do plugin, assim como o ambiente (sandbox ou producao).

b)Configurar os parâmetros de negócio de checkout
Para que os pagamentos possam ser realizados, é necessário informar os parâmetros das condições de pagamento, que seriam os seguintes:

  • Boleto – Dias para pagamento: prazo em dias para o vencimento do boleto, caso o cliente opte por pagar via boleto.
  • Boleto – Desconto: percentual de desconto sobre o preço total, caso o cliente pague com boleto. Informar 0 se não houver.
  • Pix – Prazo de Expiração (em segundos) : prazo de pagamento do pix em segundos. Informar valores entre 300 (5 minutos) e 86.400 (24 horas).
  • Pix – Desconto : percentual de desconto sobre o preço total, caso o cliente pague com Pix. Informar 0 se não houver.
  • Cartão de Crédito – Pagamento a Vista: indica que se aceita o pagamento a vista no cartão.
  • Cartão de Crédito – Parcelado com juros (Operadora): indica que se aceita o pagamento parcelado via emissor (loja recebe no momento da compra, mas inclui juros a ser pago pelo cliente final).
  • Cartão de Crédito – Número máximo de parcelas com juros (Operadora): número máximo de parcelas quando pagando parcelado via emissor.
  • Cartão de Crédito (Parcelado 2x ) Lojista ou até Cartão de Crédito (Parcelado 12x): indica se aceita o pagamento de cartão de crédito parcelado via lojista em duas até doze vezes (parcelamento via lojista significa que o recebimento ocorre mês a mês, conforme o vencimento da fatura do cliente).
  • Cartão de Crédito (Parcelado 2x) Percentual Preço ou até Cartão de Crédito (Parcelado 12x) Percentual Preço: indica qual o preço cobrado quando parcelando em duas até doze vezes, considerando 100 como 100% do preço do produto. Por exemplo, informando 105, significa que parcelando em duas vezes, é agregado um juros de 5% no valor.

Ao finalizar as configurações, clicar em “Save Config”.

Uso

  1. Criar uma compra no lado externo da loja, e ir até ao momento de escolher a forma de pagamento
  2. Selecionar a opção “Pague pelo K8Bank Pagamentos”
  3. Informar o CPF/CNPJ (somente números) e clicar em Place Order
  4. Notar que o sistema direciona para a página de checkout do K8Bank Pagamentos
  5. Selecionando uma opção de pagamento não-instantânea, como Boleto
  6. Ao clicar em “Regressar ao Site”:
    O pedido é indicado como recebido, porém na tela de pedidos (Sales->Orders), o pedido aparecerá com o status de “Pending Payment”, devido ao fato do boleto ter sido emitido mas não pago
  7. Clicando nos detalhes do pedido, e na opção Transactions: Se pode verificar o detalhe que o pagamento foi feito via boleto e se encontra no estado Pendente
  8. Uma vez que o pagamento do boleto seja efetuado, a página de confirmação do Magento será automaticamente chamada, e o pedido evoluirá para o estado “Processing” se o pagamento foi feito, ou “Canceled” se o boleto expirou a mais que 3 dias e a confirmação não foi recebida.
  9. Selecionando o método de pagamento cartão de crédito, que conclui as transações na página de checkout
  10. E na tela de pedidos (Sales->Orders), o pedido aparecerá com o status de “Processing”
  11. Clicando em Transactions: A transação é indicada como Aprovada do tipo Cartão de Crédito
  12. Caso seja selecionada a opção de cancelamento na página de checkout, o seguinte retorno será exibido:
    E na tela de pedidos (Sales->Orders), o pedido aparecerá com o status de “Canceled”:
  13. Clicando em Transactions, a transação é exibida como Cancelada
  14. Quando uma transação é resolvida em um estado final (aprovada, rejeitada ou cancelada), o cliente final recebe um email do K8Bank Pagamentos indicando o estado final da transação.